quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Arte para Crianças



Entrei na questão de Arte produzida para crianças, por causa da pressão dos meus 6.317.618/2 leitores, que sabedores do fato de eu ter me tornado pai recentemente, me questionam até com aspereza, pois muitos, se não todos, conhecem bastante acerca dos meus maus modos, motivo pelo qual o nome deste bissexto blog é o que é.
Pois bem, acredito que a maioria das pessoas que se dedicam a produzir algo no gênero mostram-se absolutamente desconhecedoras do que criança gosta.
Em primeiro lugar, quem falou que criança gosta de musical? Quem gosta de ter uma história interrompida para que as pessoas que há pouco lutavam, fugiam de monstros ou tentavam se beijar se dediquem a ... cantar?
E a cantar músicas que são ouvidas ali pela primeira vez, e no caso de nós, que somos ou fomos crianças colonizadas, a ouvir músicas em inglês, feitas para o gosto de adultos que supõem (erradamente) que conhecem o gosto de crianças.
Eu, moleque de décadas atrás, desligava a tv e ia pra rua, que era lugar de criança na época.
E livro infantil, para que possa atrair a atenção, mais que tatibitates e troca-letras, precisa de boas histórias, contadas com emoção e INTELIGÊNCIA.
Afinal, é a lição que Lewis Carrol, Monteiro Lobato e Júlio Verne sacaram tão bem.
Isso mesmo, as histórias de Júlio Verne já foram consideradas histórias para crianças!
Pois bem, patuleia, a conclusão que se chega é que criança não pode ser subestimada.Tem que ser tratada com respeito e inteligência.
Adeus, pequena multidão de 6.317.318/2 fãs incondicionais dessas linhas grotescas e ainda não descobertas pela Academia.

Um comentário:

  1. arte, pra criança, é o brinquedo. volte a correr atrás de garotas com lagartos...

    melhor não, talvez de rolo...

    ResponderExcluir