terça-feira, 5 de julho de 2011

Eniac-uma teoria

Devo ao Lázaro, um grande amigo, sonhador e meio pirado, o relato desta teoria que considero fascinante: Eniac é este monstrengo aí da foto, o primeiro computador do mundo. Ocupava um andar inteiro, cheio de válvulas e fiação; demorava uma eternidade para aquecer e fazia poucas operações, se comparado com um mísero tablet de hoje, que comporta transistores miniaturizados e com capacidade absurda.
Então, num raciocínio analógico (de metafórico e de não-digital) se pensamos que nós, os Homo Sapiens Sapiens somos o supra-sumo da Natureza por causa de nosso cérebro pesado, cheio de neurônios, glias e conexões, nos enganamos decerto. Os animais, com cérebros pequenos, decerto seriam mais evoluídos, pois seu arcabouço miniaturizado, sintético e minimalista consegue proezas absurdas, como andorinhas, que viajam do Canadá à América do Sul sem se perderem, ou as borboletas monarca, que não desviam de sua rota, ou os ornintorrincos que percebem campos elétricos dos camarões que eles comem, caçando de olhos fechados. Então, nós seríamos o Eniac e eles, os tablets, os ipods e os notebooks de hoje.
Ah, eles não têm dinheiro, ou televisão a cabo, ou Rodeios. Será, caro leitor, que isso tudo é sinônimo de superioridade?
Caro Lázaro, que fascinante seu ponto de vista!
Rebatam!
Discordem! Reajam!
Assistam "Idiocracy" e descubram que a evolução não existe! Os humanos involuem!
Aliás, este filme merece um blogagem!Aguardem, Eniacs!

3 comentários:

  1. pergunta: quantas vezes o mundo 'evoluiu' dos cérebros grandes para os pequenos?

    os os 'ipads' já nasceram prontos?

    ou somos a anomalia, patologia que chamam criação de deus?

    ResponderExcluir
  2. "Não consegui postar comentário do comentário no meu próprio blog.Na verdade, não "ataco" a evolução, nem seu mecanismo.Apenas ironizo a raça humana, ou melhor, a mim mesmo.Black Plant" alício

    ResponderExcluir
  3. use a mesma lógica para a música, o funk seria o must do must e as sinfonias, ....

    ResponderExcluir