quarta-feira, 8 de maio de 2013

Análise tardia de um fenômeno

Amigos e desafetos, tenho eu um hábito desagradável; o de ler, assistir ou resenhar uma obra depois que a poeira abaixa. 
Desta forma, esperei que os comentários do hype desta obra arrefecessem, para analisar sem influências a favor ou preconcebidas.
A princípio, simpatizei sobre o artigo da revista Rolling Stone 
fez acerca do gordinho-workaholic-nerd-ativista Stieg Larsson. -"Porventura pode vir alguma coisa boa da Suécia"-diria Natanael...e veio!!
Larsson foi ativista dos Direitos Humanos, ou coisa equivalente, ameaçado por grupos de extrema-direita, ou neonazistas, o que dá no mesmo (já reparou que os de extrema, quer seja direita, quer seja de esquerda, quer seja unção, todos dão um jeito de , bem ....matar?).
O carinha em questão, campeão de nicotina-cafeína-estresse, enfartou novo, muito novo, e deixou esta trilogia ADMIRÁVEL!!!
Não gosto de Sherlock Holmes, Agatha Christie nem Jôbeso Soares, pois me enfadam as correrias e as elucubrações mentais em busca do culpado.
Apesar disso, apreciei com gosto as quinhentas e poucas páginas do tijolo.
Senões: estamos falando de uma obra de super-heróis! Salander tem o visual de uma heroína(epa) underground, pois é uma punk tardia. Mas por que este clichê?
Blomkvist é um ás (menor que Salander) da informática e ambos são superdotados (intelectualmente, xará) e a trama demora a engrenar até o surgimento de nossa gnômica-élfica heroína.
Mas daí em diante, um grosso caudal de informações, pistas, desventuras da moça com os sádicos de plantão e finais falsos (seria como comer um grosso pão com carne assada para descobrir que depois dele você tem direito a uma paçoca com banana nanica) pois a obra não acaba ao se desvendar a trama.
Pirei e devorei em um tarde , uma madrugada e uma manhã o calhamaço e foram 30 merréis bem gastos!
Por que será que se me soa desconfortável a descrição de um café da manhã sendo preparado e a lista do que se come? 
Parece-me infantil. Apesar disso é uma obra com substância, com alma e, como o autor, movido a cafeína...
Não posso ditar regras, mas eu comprei...e gostei!
30 merrecas e diversão longa!

Um comentário: