terça-feira, 28 de julho de 2015

Clube do Filme- As Férias

                   Eis mais uma pretensiosa lista que ousa indicar ao leitor deste esporádico blog, horas agradáveis e estimulantes. 
"A Ilha do Adeus", com George Scott (talvez um Hemingway estilizado) é o tipo de filme que faz de um diretor um homem, mas que nem por isso lhe garante fortuna ou público. As sucessivas e amargas perdas que a vida inflige a um homem, os sucessivos adeuses e o vazio que fica, narrado sem pressa e com diálogos afiados. Holywood, anos 70, já uma máquina de fazer e de moer mitos, mas ainda demonstrava alma e inteligência.
           Ironia, crueldade, inocência e cinismo são os combustíveis deste drama tão denso quanto fútil. Glenn Close, John Malkovitch, Michelle Pfeiffer e Uma Thurman, ainda no auge da beleza, protagonizam uma sádica história de manipulação e de dor. Bastidores da nobreza, vileza e sordidez em doses estupefacientes recomendam o filme que pode surpreender no final. "Ligações Perigosas" é um exercício de estilo.

         Finaliza a lista, a trama densa e feita sob medida para Oscares, lágrimas e sentimentos edificantes, que levou Tom Hanks ao estrelato, mas que, injustamente não premiou Denzel Washington que vive o advogado que rouba a cena, com uma atuação vigorosa e loquaz. Filme pré-coquetel, anos de medo e incerteza por causa da Aids. Bruce Springteen acerta a mão na avassaladoramente melancólica música tema e faz de "Philadelphia" um filme que marca a década de seu lançamento.
Veria, com certeza contigo, capuccino em punho!

Um comentário: