segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Alta Fidelidade

                                                               www.vortexcultural.com.br
          Existe algo no universo mais idiota, estúpido e bobão que um adolescente do sexo masculino?
          Só se for um ser do sexo masculino que prolonga sua adolescência até os limites mais improváveis da idade adulta.
          Definitivamente não há nada mais idiota que um homem. E ser homem, com todas as incoerências. 
          Nick Hornby é o cara (estou abusando dessa expressão, talvez porque eu seja um idiota). Ele consegue retratar um idiota perfeito, sensível e deslocado no mundo.
          Não importa que seja o mundo do século passado. Não importa que seja dos anos 90. Não importa que as coisas que fazem parte desse mundo, como lojas de discos, bandas pop da época e amor romântico sejam peças de museu.
          Nick (depois que tive um cachorro com esse nome, ficou cada vez mais difícil levar a sério qualquer um que se chame Nick)Hornby sabe o que faz. Ele decerto usa elementos autobiográficos para construir seu Rob. E qualquer cara idiota, deslocado (não, Juvenal, não descolado, des-lo-ca-do) e apaixonado pode se identificar com ele, mesmo que o cenário seja outro. Sabe aquele negócio de perder o sono e se angustiar até a morte só ao imaginar que a pessoa que você ama pode ter estado com outro? Sim, cara-pálida, aquele velho, paranoico-ultrapassado nos dias de descartabilidade atuais e virtuais-sentimento de desespero, ciúme e loucura, que leva você a fazer tudo o que é possível fazer de forma errada e, assim, você detona aquilo que você ama por conta desses erros toscos e por que não repetir - idiotas-?
          Quero de novo ter, ler e reter esse livro. Parece que foi relançado, parece que há alguns quentinhos nas livrarias.Mas pode-se sempre apelar para os estantes virtuais da vida.
          Dane-se o filme. É bom, é legal, mas não é o livro.E o carinha parece ser bonitinho demais para a tarefa. Mas tem a cara de manso, de carneiro, de sensível e de idiota que o papel exige.Mas não é o livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário